biofeedback

O que é biofeedback e como o método funciona?

Biofeedback é uma técnica da área da Medicina Comportamental que surgiu nos Estados Unidos, nos anos 60. O método consiste na monitoração de diversas funções involuntárias do corpo, de modo que a pessoa seja treinada e passe a ter mais controle sobre seu organismo.

 

No tratamento de biofeedback, algumas funções do organismo são medidas com a ajuda de aparelhos minimamente invasivos. O novo equipamento da Clçinica Santa teresinha conta com sensores eletrônicos para medir diversos processos biológicos, como:

 

frequência cardíaca;

temperatura corporal periférica;

tensão muscular;

pressão sanguínea;

atividade cerebral;

reações fisiológicas e emocionais.

 

 

Quais são as funcionalidades dos aparelhos usados?

A principal vantagem de usar os aparelhos de biofeedback é que, por meio deles, o profissional tem acesso a informações impossíveis de serem obtidas de outra forma — ou somente com métodos invasivos, que expõem o paciente à radiação.

 

Isso porque tais equipamentos apresentam funcionalidades inovadoras tanto para diagnósticos quanto para tratamentos. Nos pacientes que sofrem de incontinência urinária, por exemplo, os eletromiógrafos conseguem monitorar os músculos pélvicos, analisando e quantificando as contrações em gráficos e números, além de facilitarem o treinamento funcional e a eficácia do tratamento.

 

Para o diagnóstico, o profissional conta com dispositivos que emitem relatórios quantitativos e criam modelos em 3D da coluna do paciente. Assim, o fisioterapeuta tem a chance de propor tratamentos inovadores e eficazes a problemas posturais, como a escoliose.

 

Além disso, a gameterapia é uma abordagem com alta taxa de eficácia, baseada nos princípios do biofeedback. Esse tratamento faz uso de jogos que exigem a movimentação e a imersão do paciente até mesmo em ambientes de realidade virtual, enquanto os dispositivos interagem e monitoram a atividade muscular.

Fale Conosco