Frio Alongamento

Dor nas articulações aumenta no frio, mas você sabe por quê?

Já sentiu uma dor “nas juntas” com a queda de temperatura? Saiba que ela realmente ocorre quando chega o inverno: é uma resposta do nosso corpo, que procura manter o equilíbrio térmico do corpo. Uma das maneiras que o organismo encontra para manter o calor é a contração muscular, realizada de forma involuntária pelo sistema nervoso central. 

O corpo humano precisa de uma temperatura interna entre 36°C e 37°C, tarefa nada fácil quando os termômetros apontam 10°C. No frio, as pessoas ficam mais contraídas justamente com a finalidade de esquentar o corpo, o que pode sobrecarregar as articulações. Quando a pessoa já fraturou algum osso ou tem alguma inflamação, a dor piora na membrana que o envolve, denominada periósteo. Ao surgir uma fatura, forma-se um calo ósseo, e o periósteo é reconstituído, passando a ter mais receptores sensoriais, que são responsáveis pela percepção da dor. 

Com a baixa da temperatura, há a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos o que causa menos circulação sanguínea e diminui a quantidade de oxigênio sendo bombeado no corpo. Ocorre, assim, maior produção de ácido láctico, que é altamente sensível às estruturas neurológicas ao redor. Cada pessoa sente a dor de um jeito, sendo algo subjetivo. A boa notícia é que pode ser reduzida com exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, pois elevam a temperatura corporal e produzem endorfina. Agasalhar-se adequadamente é outra dica, já que mantém o sangue circulando.

Fale Conosco