Dor De Cabeca Futuro 600x401

Entenda o que são pontos de gatilho

 como ajudam no alívio da dor.Se a razão das suas dores ou da lombalgia forem musculares, uma opção terapêutica é a infiltração em ponto-gatilho para melhorar a dor miofascial (Síndrome Dolorosa Miofascial).

Os pontos-gatilho miofasciais são focos de hipersensibilidade nos músculos e na fáscia, relacionadas a bandas musculares tensas. O diagnóstico é feito pela palpação, que produz como resposta uma contração muscular localizada e um padrão de dor mais distante do local de irritação muscular. 

Às vezes, é difícil diagnosticar com precisão os pontos-gatilho em estágios mais avançados de dor nas costas, caracterizados por espasmos musculares e inflamações. Em geral, as bandas de tensão muscular respondem a programas de alongamento e correção de postura, com ou sem outras modalidades, como modificação entre bolsas quentes e frias na superfície da pele, a fim de reduzir o espasmo e a inflamação na região. Se houver persistência da dor, o médico poderá sugerir a realização do agulhamento seco ou infiltração com anestésicos, o que inativa os pontos-gatilhos e bandas tensas miofasciais. 

Nesse processo, são usadas agulhas finais e filiformes, que penetram a pele e estimulam os pontos-gatilho miofascial subjacente, bem como os tecidos musculares e o conjuntivo. A agulha possibilita que o profissional atinja os tecidos alvo profundos, que não são palpáveis manualmente.Para a realização do procedimento, normalmente feito por um fisiatra, é preciso usar luva e aparelhos de proteção adequada (EPI) quando se faz o agulhamento seco, técnica que não requer infiltração de medicamento e tem o objetivo de liberar ou inativar pontos-gatilho, aliviando a dor. Importante lembrar que as agulhas devem ser descartadas. 

Pesquisas vêm mostrando que o agulhamento seco contribui no controle da dor, diminuindo significativamente a tensão muscular, pois normaliza as disfunções das placas finais motoras, locais em que os impulsos nervosos são transmitidos aos músculos. Assim, a reabilitação do paciente é acelerada. As injeções de ponto-gatilho são exclusivas a quem não obteve resultados de intervenções farmacológicas, sendo direcionadas no período de 4 a 6 semanas. Devem ser realizadas sob técnicas adequadas de antissepsia, havendo pouca evidência de que a adição de corticoesteroides possam ter algum benefício. 

O médico fisiatra palpa a musculatura dolorosa, localiza a banda miofascial tensa e o ponto de gatilho para, então, fazer a infiltração local. O paciente pode sentir contração, sinalizando que o ponto correto foi atingido. Outro procedimento comumente aplicado é o de infiltração de pontos-gatilho com anestesia, auxiliando no conforto. Estudos indicam que a eficácia do agulhamento a seco é a mesma da infiltração com anestésico. 

Há pontos-gatilho que necessitam de mais de uma injeção, mas não são recomendadas mais de 3 durante a mesma sessão, pois injeções repetidas no mesmo local podem ocasionar dano à musculatura, deixando cicatrizes. A maior parte das pessoas não sente a agulha penetrando a pele, mas o desconforto pode aparecer quando avança no músculo com bandas tensas. A sensação é parecida com uma cãibra muscular. Assim, varia entre os pacientes, podendo haver espasmos ou contrações, o que resulta da desativação do ponto-gatilho. 

Os resultados são visíveis, em geral, dentro de duas a quatro sessões de tratamento, dependendo da causa e duração dos sintomas e da presença de bandas tensas e pontos-gatilho. O agulhamento seco é uma excelente opção para dor aguda e crônica, reabilitação de lesões e prevenção da dor, com poucos efeitos colaterais. As injeções precisam ser acompanhadas de um programa de exercícios, que avalie as respostas do paciente à injeção, verificando-se o progresso durante a reabilitação. Converse com um fisiatra e veja as alternativas mais adequadas ao seu caso!

Fale Conosco