WhatsApp Image 2020 02 13 At 113647

Mês dedicado para explicar o que é LER e DORT

O dia 28 de fevereiro é marcado por ser a data oficial para falarmos sobre  LER e DORT. Mas você sabe o que isso significa? Preparamos uma série especial durante todo o mês que explica de forma didática tudo o que é preciso saber! 

1) LER é uma doença?

LER é a sigla de Lesões por Esforços Repetitivos. Não é uma doença: na verdade, representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético (tendão, nervo, ligamento, músculo, osso, articulação, disco intervertebral) que são decorrentes de sobrecargas mecânicas. As condições sociais, culturais e econômicas estão intimamente relacionadas a essas dores crônicas, especialmente dos membros superiores. 

Existem diversas afecções que apresentam manifestações clínicas distintas, variando conforme a intensidade. No Brasil, o termo LER tem sido utilizado para designar distúrbios musculoesqueléticos oriundos de sobrecargas no ambiente de trabalho.

2) E o que é DOR?

DORT significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A expressão foi introduzida para substituir o termo LER devido a duas razões: a maioria dos trabalhadores com sintomas no sistema musculoesquelético não apresenta evidência de lesão em qualquer estrutura e, também, porque além do esforço repetitivo, outros tipos de sobrecarga no trabalho podem ser nocivos, como a sobrecarga estática (uso de contração muscular para manutenção da postura), excesso de força e postura inadequada. O termo DORT é mais adequado, portanto, pois abrange todos os sintomas e todas as espécies de sobrecargas biomecânicas dentro de um determinado cenário ocupacional.

3) Quais são os distúrbios mais frequentes?

Em geral, os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes têm sido as tendinites (principalmente em ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversas áreas do corpo. As cervicalgias - dores na região cervical - e as gonalgias/gonartroses - dor e desgaste na articulação do joelho) são outras manifestações muito comuns do problema. 

Acompanhe nosso blog: durante o mês de fevereiro, preparamos uma nova matéria a cada semana para que você entenda melhor sobre LER e DORT!

Fale Conosco