Nosso assunto de hoje é sobre acupuntura, prática que melhora (e muito!) a qualidade de vida dos pacientes. Nós explicamos as 8 dúvidas mais frequentes sobre o assunto, confira!
1. O que é acupuntura?
É uma forma de tratamento milenar, originada na Medicina Tradicional Chinesa e aplicada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos. A acupuntura moderna é realizada com a inserção de pequenas agulhas filiformes, até 10 vezes mais finas que as de injeção, em áreas específicas do corpo, visando ao alívio da dor e de outros efeitos locais e sistêmicos. O tratamento com esse método traz benefícios em patologias tanto agudas quanto crônicas, auxiliando no controle da dor e com efeito ansiolítico, antidepressivo menor e relaxante muscular, principalmente.
2. Quem pode se beneficiar?
Em geral, todas as pessoas que sentem dores, stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, alterações menstruais ou hormonais, problemas reumáticos e imunológicos, traumas em geral e impotência conseguem se beneficiar, quando já tentaram tratamentos convencionais que não funcionaram.
3. O procedimento é seguro?
Quando realizado por profissional capacitado, é um procedimento bastante seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas estão comumente associadas à falta de habilidade e conhecimento de quem aplica a técnica.
4. Acupuntura emagrece?
Você não vai perder sequer um grama. O que se faz com a acupuntura no tratamento de obesidade é regular um organismo completamente desorganizado e mal acostumado, melhorando o metabolismo e amenizando a ansiedade e a compulsão alimentar. O organismo também irá eliminar toxinas mais facilmente.
5. A acupuntura pode ajudar no tratamento da rinite?
A rinite alérgica afeta entre 10 a 40% da população mundial e pode ter sérios impactos na rotina de uma pessoa. Estudos sugerem que a acupuntura pode ser uma terapia eficaz e segura para rinite alérgica, promovendo alívio dos sintomas crônicos.
6. Só alivia a dor ou trata doenças?
A acupuntura tem ação geral e específica, atuando em diversos sintomas de doenças, de acordo com as técnicas e pontos selecionados, como:
-
Ação analgésica no tratamento de dor de qualquer origem;
-
Ação anti-inflamatória no tratamento de artrite e traumatismo;
-
Ação relaxante muscular no tratamento de contratura muscular e torcicolo;
-
Ação ansiolítica e calmante no tratamento de insônia, síndrome de abstinência, estresse e ansiedade.
-
Ação broncodilatadora para asma, enfisema e bronquite.
-
Ação vasodilatadora no tratamento de anomalias circulatórias (arterial), AVC (derrame cerebral), angina do peito
-
Ação antiemética no tratamento de náuseas e vômitos de origem gastrointestinal, da gravidez e/ou pós quimioterapia.
-
Ação cicatrizante, melhora de circulação sanguínea no tratamento de escara, incisões cirúrgicas.
-
Ação na imunidade, no tratamento de rinite, alergia e asma.
7. Quando deve ser considerada a primeira opção de tratamento?
Em casos de pacientes que já são alérgicos ou sofrem efeitos colaterais do uso de medicamento ou se apresentam insuficiência de funções do fígado e dos rins. Pacientes com histórico de sangramento gástrico ou idosos que necessitam de medicação também devem procurar a especialidade. Da mesma forma, pessoas diabéticas ou hipertensas que pioram com o uso de analgéciso e pacientes no pós-operatório de cirurgias cardíacas. Mulheres em período de gestação ou amamentação devem ter a acupuntura como principal escolha.
8. Acupuntura dói?
A experiência varia de pessoa para pessoa, mas a maioria não costuma sentir qualquer dor ou desconforto. Você não sente as agulhas sendo inseridas, porque são finas e colocadas com muito cuidado. É provável que haja apenas uma leve sensação de formigamento.