Neste domingo, 28 de fevereiro, é celebrado mundialmente o Dia de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares - LER/DORT. A sigla LER compreende um conjunto de doenças ocasionadas pela realização de atividades de modo contínuo e repetitivo, geralmente associados à rotina de trabalho.
LER não é propriamente uma doença, mas engloba casos de tendinite, bursite, mialgias e demais problemas que afetam músculos, nervos e tendões dos membros superiores, havendo sobrecarga no sistema musculoesquelético. Esse distúrbio causa dor e inflamação, podendo modificar a capacidade funcional da região afetada. É também chamado de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), devido à sua relação com esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, postura inadequada e estresse.
A associação com essa terminologia explica a forte relação da condição com doenças ocupacionais, principalmente profissionais expostos a maior risco, como pessoas que trabalham no computador ou em linhas de montagem. O diagnóstico é clínico, determinando a causa dos sintomas para definir o melhor tratamento. A avaliação costuma ser multidisciplinar.
Principais sintomas:
-
Dor nos membros superiores e nos dedos;
-
Dificuldade em movimentá-los;
-
Formigamento;
-
Fadiga muscular;
-
Alteração na temperatura e sensibilidade;
-
Redução da amplitude do movimento;
-
Presença de inflamações.
Em geral, os sintomas se relacionam a atividades executadas de forma inadequada ou executada por muito tempo, como uma pessoa que fica no computador dez horas seguidas.
Como é realizado o tratamento?
Casos de crise aguda de dor incluem uso de anti-inflamatórios e repouso das estruturas musculoesqueléticas comprometidas. Em fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticoides na área da lesão ou por via oral é indicada. Além disso, a fisioterapia é bastante importante, amenizando consideravelmente os sintomas. Conhecer a ergonomia é fundamental, a fim de equilibrar a postura e as condições do ambiente laboral, assegurando bem-estar ao trabalhador.
Recomendações preventivas
- Mantenha as costas eretas, apoiadas em um encosto confortável e com ombros relaxados enquanto estiver sentado.
- Evite dobrar os punhos.
- Levante-se a cada hora, ande um pouco e faça alongamentos.
- Verifique se a cadeira em que você senta para trabalhar está adequada ao tipo de atividade executada.
Qualquer região do corpo pode ser atingida pela LER, desde que exposta a traumas contínuos. Tenha cuidado e pratique ergonomia!
Adotar um programa de Ginástica Laboral elaborado por profissionais capacitados (fisioterapeutas e educadores físicos) também pode ser uma ferramenta de prevenção à LER/ DORT. Além disso, interfere positivamente no relacionamento interpessoal da equipe, promove alívio das dores ocupacionais proporcionando benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa apresentando resultados mais rápidos e diretos na saúde dos colaboradores.