É cada vez maior o número de pessoas que sofrem de dores musculares, que ocorrem em locais bem específicos do corpo, conhecidos como pontos de gatilhos. Por isso, a procura para tratar esse incômodo localizado tem sido alvo de pesquisas de pacientes, médicos e clínicas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 55% dos brasileiros sofram com dores musculares, que podem persistir por anos, com ou sem intervalos de tempo e intensidade. A busca para tratar esses problemas passou a ser uma ótima opção na recuperação da qualidade de vida. Mas afinal, o que são esses famosos pontos de gatilho? Consistem em pequenos nódulos hipersensíveis, que ficam na fibra muscular e surgem por causa do alongamento ou encurtamento dessa fibra, que contrai e não consegue relaxar.
Essa condição da musculatura provoca tensão muscular, afetando a circulação do sangue e a oxigenação da área lesionada, o que ocasiona dor local e com chance de irradiar a outras regiões. É comum que atinja as fáscias, ou seja, os tecidos conjuntivos que envolvem os músculos. Porém, outras regiões estão sujeitas a desenvolver pontos de gatilhos, que podem variar conforme o local e a dor.
Principais causas e sintomas
As causas são variadas, por isso é essencial procurar um médico fisiatra para o diagnóstico prévio, principalmente quando são dores precedidas de acontecimentos como quedas, movimentos bruscos, movimentos repetitivos, inflamações, estresse emocional, deficiências nutricionais, alterações na postura e falta de oxigenação no músculo. Os sintomas incluem tensão muscular, sensibilidade ao toque, aumento na temperatura local, contração dolorosa, fraqueza muscular e diminuição da amplitude do movimento.
Tratamento para desativação de pontos de gatilho
O agulhamento a seco é um tratamento alternativo, em que se utilizam agulhas de acupuntura sem a administração de substâncias ou medicamentos. As agulhas são aplicadas sob a pele até que atinjam o ponto de gatilho, que se encontra na fibra muscular. Esse método é muito eficaz porque trata diretamente o desencadeador da dor, liberando a tensão e desfazendo o nódulo. O sangue volta, então, a circular normalmente, com a oxigenação necessária para manter o músculo saudável.
Se você apresenta sintomas que indicam pontos de gatilho, entre em contato conosco para uma avaliação. Vamos ver qual o melhor tratamento para o seu caso.