Quando sentimos qualquer tipo de dor, desconforto ou limitação física, é inevitável: a qualidade de vida piora como um todo. Muitas vezes, esperamos silenciosamente o problema passar, mas costuma acontecer o contrário e o quadro se agrava.
Chegou a hora de consultar um especialista. Qual escolher? Nossa dica é apostar na Medicina Física e Reabilitação, conhecida como Fisiatria. Essa é a especialidade responsável pelo tratamento e prevenção de diversas doenças que causam limitações ao paciente, desde patologias ortopédicas até sequelas por lesões neurológicas e dor crônica. Além disso, trabalha em conjunto com outros profissionais da área da saúde na equipe multidisciplinar, podendo oferecer um cuidado completo no tratamento de reabilitação.
Assim, o fisiatra é capaz de tratar o paciente de forma integral, envolvendo diversas especialidades do conhecimento. O resultado? Alívio da dor e recuperação do bem-estar e independência da pessoa, focando em diversas técnicas para alcançar os objetivos terapêuticos estabelecidos, desde agulhamento até sessões de toxina botulínica. Confira nosso quadro com as doenças mais frequentes tratadas pelo fisiatra.
Dores na coluna;
Tendinite e bursite;
Artrose e artrite;
Lesões ocupacionais por esforço repetitivo (LER);
Osteoporose;
Fibromialgia;
Síndrome miofascial;
Hérnia de disco;
Pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral (avc), paralisia, traumatismo e lesão medular.