A dor na mão pode se manifestar em diferentes faixas etárias, com causas variadas. Doenças autoimunes, artrite reumatoide, lúpus e até mesmo movimentos repetitivos são apontados como a origem do problema.
Apesar de ser um sintoma inclusive de infecções graves, a dor na mão costuma ser facilmente tratada por meio da fisioterapia ou medicamentos anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores. Essa dor é, em geral, acompanhada da dificuldade em realizar movimentos simples, como segurar um copo ou escrever. É fundamental procurar ajuda médica quando a dor é persistente ou se ela perdura inclusive em repouso. O diagnóstico deve ser feito o quanto antes, ajustando-se o tratamento conforme o quadro clínico identificado.
Confira as 10 principais causas de dor na mão:
1. Artrite: principal causa de dor nas mãos, corresponde à inflamação das articulações que resulta em dor constante, rigidez e dificuldade de movimentar a articulação.
2. Síndrome do Túnel do Carpo: comum em profissões que exigem muito o uso das mãos, é caracterizada pela compressão do nervo que passa pelo punho e irriga a palma da mão, provocando formigamento e dores finas nos dedos da mão.
3. Tendinite: inflamação dos tendões das mãos devido a esforços repetitivos, ocasionando inchaço, formigamento, ardência e dor nas mãos.É frequente em pessoas que realizam sempre o mesmo movimento.
4. Fratura: acomete pessoas que praticam esportes como handebol ou boxe, por exemplo, mas também pode acontecer devido a acidentes ou pancadas e é caracterizada por alteração da cor, inchaço e dor na região fraturada.
5. Gota: caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, que pode levar ao inchaço e à dificuldade de movimentar a articulação acometida.
6. Artrite reumatoide: doença autoimune que apresenta dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade de movimentar a articulação atingida.
7. Lúpus: também é uma doença autoimune, que pode causar inflamação na pele, olhos, cérebro, coração, pulmão e articulações, como as das mãos.
8. Tenossinovite: corresponde à inflamação do tendão e do tecido que envolve um grupo de tendões, causando dores e sensação de fraqueza muscular, o que pode tornar difícil segurar até mesmo um copo.
9. Doença de Raynaud: responsável por alterar a circulação, devido à exposição ao frio ou às alterações emocionais, tornando as pontas dos dedos das mãos esbranquiçadas e frias, com sensação de formigamento e dor pulsante.
10. Contratura de Dupuytren: nesta condição, há dificuldade para abrir completamente a mão, com dor na palma da mão e presença de uma ‘corda’ que parece segurar o dedo
Após traumatismos, é importante ser avaliado por um especialista, que irá solicitar exames como a radiografia (Rx) da mão ou do punho para assegurar que não haja lesões.Há situações que exigem outros exames, como a ecografia e a ressonância magnética. Na maioria dos casos, a terapia conservadora apresenta bons resultados, reduzindo significativamente a dor. A fisioterapia é uma ótima aliada para o tratamento de forma natural e não invasiva.