Hoje, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, instituído pela Lei n° 11.133/2005. Com o objetivo de conscientizar a população, a data é fundamental para reforçar o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, uma luta apoiada por todos nós da Clínica Santa Teresinha.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade apresentavam algum grau de deficiência, com cerca de 8,5 milhões de idosos nessa condição. A pessoa com deficiência é aquela que possui limitação ou incapacidade para desempenhar atividades e requer atenção integral, compreendendo ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. Neste sentido, nós contribuímos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas a partir de atividades multidisciplinares para aprimorar o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional. Queremos contar um pouco sobre isso para você.
Independência e autonomia
A autonomia do paciente é, sem dúvidas, o principal aspecto trabalhado por nossos especialistas da área de reabilitação física, a fim de possibilitar maior independência funcional ao paciente. Dessa forma, é possível aumentar a autonomia nas atividades de vida diária, proporcionando lazer e vida digna. Muitas vezes, o desejo do paciente é tomar um banho sozinho ou conseguir se alimentar sem auxílio de alguém, o que é possível trabalhar, por exemplo, com o acompanhamento do fisiatra e/ou do fisioterapeuta. É fundamental traçar os objetivos da reabilitação, escolhendo-se as técnicas mais adequadas para que essas metas sejam alcançadas, levando-se em conta que cada tipo de deficiência requer uma abordagem específica.
Benefícios para a qualidade de vida
Os principais benefícios da reabilitação física consistem em estimular a independência funcional, aprimorar o condicionamento cardiovascular, prevenir contraturas e deformidades, além de tratar e minimizar diversas disfunções. Com isso, é possível reabilitar os movimentos e as funções comprometidas, inclusive reeducando a postura corporal e estimulando reações de equilíbrio. O fisioterapeuta é um aliado imprescindível para promover a saúde da pessoa com deficiência.
Socialmente, contribui para a reintegração social, de forma que possam retornar até mesmo para o mercado de trabalho. Dessa forma, recupera-se a saúde e a qualidade de vida dessa parcela tão importante da população.
Nas especialidades de reabilitação física, a pessoa com deficiência é acolhida: a especialidade contribui muito para fazer um papel de inclusão social, desenvolvendo a melhora global da funcionalidade e trabalhando as deficiências motoras. Podem ser aplicados diversos instrumentos e técnicas para essa finalidade, como exercícios voltados para o alongamento e fortalecimento dos músculos e da musculatura respiratória.
Conscientização e defesa de direitos
Como agentes de promoção dessa inclusão, nós também enfatizamos a necessidade de conscientizar a população acerca dos direitos da pessoa com deficiência.
Destacamos a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que estabelece as suas principais diretrizes:
– Promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência;
– Assistência integral à saúde da pessoa com deficiência;
– Prevenção de deficiências;
– Ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação;
– Organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência;
– Capacitação de recursos humanos.
Conte conosco para ajudar na melhora do bem-estar e na adaptação do quadro particular de pessoas com algum grau de deficiência. Estamos aqui com a missão de desenvolver estratégias personalizadas para se adequar a cada tipo de deficiência e à própria condição do paciente, com tratamentos que respeitem as suas limitações e contribuam para que ele ganhe autonomia e se sinta cada vez melhor consigo mesmo.