Fisioterapia Respiratoria

Fisioterapia respiratória uma alternativa eficaz

também no tratamento da bronquite.
O surgimento da bronquite está associado, em geral, ao desenvolvimento de uma infecção respiratória que pode ser viral ou bacteriana.  O uso prolongado de cigarro, poluição do ar e o contato com elementos químicos - como o trabalho em minas de carvão e fábricas de tecido que lidam com grãos - também são fatores que causam a bronquite.

Bebês, crianças, adultos com doenças cardíacas ou pulmonares e idosos são mais propensos a desenvolverem bronquite. Existem três tipos de especificações dessa patologia: asmática (motivada por alergia respiratória, acumulando-se secreção nos brônquios), alérgica (relacionada a uma alergia respiratória, não é contagiosa) e crônica (ocorre pelo acúmulo de secreções que se estende por mais de 3 meses). Alguns cuidados são eficazes no tratamento da bronquite, como o repouso, redução da exposição à poluição do ar, a ingestão de líquidos, lavar as mãos com frequência, praticar exercícios físicos que ajudam na respiração.

Neste contexto fisioterapia respiratória é indicada aos pacientes com bronquite pois previne o acúmulo de secreções nas vias aéreas, além de eliminar secreções já existentes. Alem disso atua na melhora da tosse e corrige deformações posturais associadas ao distúrbio respiratório, aumentando a resistência ao cansaço durante as atividades diárias. As sessões de fisioterapia consistem em técnicas manuais e exercícios respiratórios aplicadas por profissionais capacitados que visam a recuperação da capacidade pulmonar e expectoração.

Se você tem bronquite e quer retomar a sua qualidade de vida, converse conosco e venha nos visitar!

Fale Conosco