mas se você sentir dor, procure um especialista.
As articulações têm uma variedade de sons: estouro, crepitações, estalos, moagem e, às vezes, dão a sensação de que estão desencaixando. Você já sentiu isso? Nos consultórios, muitas pessoas querem, frequentemente, entender o que isso significa.
As que estalam com mais facilidade são as dos dedos, joelhos, costas, pescoço e tornozelos. Existem várias explicações sobre o porquê de essas articulações fazerem barulho. Descrevemos as três razões mais comuns:
1- Escapamento de gases/vácuo
Segundo estudos científicos, temos o líquido sinovial que age como lubrificante em nossas articulações. O fluido articular contém os gases oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Quando se estala ou dobra uma articulação, a cápsula articular é esticada. O gás é liberado rapidamente, já que forma bolhas com esse movimento. Para quebrar a mesma bolha de novo, há a tendência de se estalar seguidamente, mas isso não é possível: é preciso esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.
2- Movimento das articulações, tendões e ligamentos
Quando uma articulação se move (como uma dobradiça), algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Há a possibilidade de se escutar um estalo quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, os ligamentos podem apertar se as articulações forem movidas. Isso normalmente acontece nos joelhos ou tornozelos.
3- As superfícies ásperas
Articulações artríticas reproduzem sons causados pela perda de cartilagem lisa e, devido à rugosidade da superfície articular, ocorre a crepitação. Esse processo é conhecido como condropatia e, em alguns casos, o não tratamento evolui para um desgaste articular severo, gerando dor.
Os estalos prejudicam? Bom, se você estiver sentindo dor quando as articulações estalam,é melhor procurar um profissional que possa auxiliar. Os estalos, por mais altos ou frequentes que sejam, não tendem a desenvolver danos graves. Porém, todo excesso, por mais que não seja doloroso, pode eventualmente ocasionar um problema sério no tecido mole da articulação. Estalar, desde que não haja dor, não é prejudicial, mas se isso for um vício ou válvula de escape de alguma tensão ou preocupação, é importante atentar à causa e procurar um especialista, principalmente em casos de barulho acompanhado por dor e inchaço.