O Bruxismo é uma condição que afeta diversas pessoas. Caracterizado por um ranger ou apertar dos dentes durante o sono, é um ato inconsciente e, quando manifestado durante o dia, chama-se briquismo. A pressão exercida entre os dentes nem sempre é percebida, mas é preciso ter cuidado, pois pode causar:
- Desgaste e amolecimento dos dentes.
- Dor de cabeça.
- Zumbido no ouvido.
- Dor no pescoço, mandíbula e músculos da face.
- Alterações na coluna vertebral.
- Estalos ao abrir e fechar a boca.
- Mudanças nos hábitos do sono.
- Casos mais graves apresentam problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.
A intensidade e a frequência das crises variam, e os fatores mais comuns que explicam o surgimento do problema são genéticos, estresse, ansiedade, tensão e fechamento/mordida inadequada da boca. O tratamento deve ser multidisciplinar, envolvendo dentista e fisioterapeuta. O odontologista faz um aparelho sob encomenda que é encaixado sobre os dentes superiores, protegendo do contato com a região inferior.
A fisioterapia atua controlando o estresse, por meio de técnicas e exercícios que promovem o relaxamento progressivo, fundamental para o sucesso do tratamento. O profissional utiliza práticas de massagem e atividades de relaxamento, ou seja, mecanismos capazes de romper o ciclo de tensões, espasmos e dores. Entre em contato conosco para mais informações. Será um prazer atendê-lo!