Férias não é sinônimo de abandono das atividades físicas. Durante esse período, muitas pessoas aproveitam para relaxar e curtir, mas isso não significa que você deve deixar os cuidados com a saúde de lado. Se continuar com o treino tradicional não é uma opção, saiba que é perfeitamente possível manter os exercícios em dia, ainda que a frequência seja menor. O importante é não ficar parado!
Quando ficamos muito tempo sem praticar atividades físicas, o corpo se acostuma com essa rotina. Ao longo das semanas, vai perdendo os ganhos conquistados. Por isso, manter-se ativo garante que os músculos tonifiquem e, assim, você não perde a disposição ou o fôlego, mesmo se diminuir o ritmo e a intensidade das atividades. Além disso, facilita o retorno após as férias, sem que se sintam as mudanças no corpo. O bom desse período é que seus horários podem ficar mais flexíveis: experimente frequentar outros turnos da academia ou aproveite para iniciar novas atividades. Que tal aproveitar para fazer aquela aula de pilates que você sempre quis? Essa atividade é excelente na melhora do condicionamento físico, do fortalecimento muscular e da autoestima. Outra ideia é a cinésio funcional, que identifica o grau de desenvolvimento funcional nos mais variados sistemas orgânicos.
Faça caminhadas sempre que possível. São de baixo impacto e permitem que você aprecie as paisagens ao redor, conhecendo outros ambientes. Aprenda, também, novos esportes. Férias combinam com a quebra de rotina, não é? Que tal praticar mergulho? Vale a pena testar diversas experiências. Outra ideia é alugar bicicletas. A orla do gasômetro é um espaço ideal para isso.
Praticar atividades físicas nas férias pode ser mais um motivo de lazer, aliviando tensões e preservando a boa saúde. Fique em forma e se divirta muito nesse verão!