Se após praticar uma caminhada mais longa ou uma corrida você sentir dores nos pés, como inchaço e exaustão, provavelmente há alguma lesão muscular originada nas articulações ou nos tendões. Quando isso acontece, é preciso ter atenção. Lembre-se, sempre, de alongar e se preparar bem para as atividades físicas. Separamos algumas dicas úteis que aliviam as dores nos pés depois da corrida ou caminhada, confira!
1. Gelo: o tratamento de lesões com gelo é muito comum a quem realiza atividades físicas regularmente, porque o gelo diminui a transmissão e circulação de impulsos nervosos. Assim, reduz o desconforto do local afetado e alivia o espasmo muscular. O ideal é colocá-lo envolvido em uma toalha ou em um pano, aplicando-o na região dolorida com movimentos circulares por ao menos 20 minutos e intervalos de 5 em 5 minutos para não queimar a pele.
2. Escalda-pés: além de reduzir o estresse, esse método aumenta a circulação corporal, recuperando e relaxando os músculos dos pés. Pode ser feito apenas com um balde de água quente (35°C), óleos naturais e sal grosso, pois esses ingredientes têm propriedades que aumentam o relaxamento. Depois de lavar os pés, faça uma massagem com a toalha e alivie ainda mais a área afetada.
3. Água quente: colocar uma bolsa de água quente nos pés melhora as articulações e proporciona bem-estar.
4. Massagem: a massagem nos pés alivia a dor rapidamente, melhorando a inflamação no local e ajudando na remoção das dores.
Lembre-se sempre de alongar antes e após as atividades físicas, utilizando calçado adequado com amortecimento, seja corrida ou caminhada. Se as dores persistirem por mais de dois dias, intensificarem-se ou os pés permanecerem inchados, procure ajuda de um fisioterapeuta para que a forma de pisar seja adequada, fazendo com que você volte o mais rapidamente para sua rotina de treino. Conte conosco!