Quase todos nós já reclamamos de algum tipo de dor, seja no pescoço, nas costas ou na lombar. Esse problema pode ser solucionado com a fisioterapia para a coluna, especialidade que ajuda a tratar as lesões, eliminando possíveis dores.
Por meio de exercícios terapêuticos adequados e avaliação dos hábitos do paciente, o fisioterapeuta consegue melhorar as queixas do paciente com um tratamento personalizado. Sinalizamos os principais tipos de dor que são beneficiadas, confira!
1. Dor no nervo ciático: começa na região lombar e irradia para os glúteos, chegando até o joelho e com risco de se estender aos pés. É manifestada pela compressão ou lesão do nervo ciático. Sua origem pode ser por hérnia de disco, tumores, traumas, síndrome do piriforme e outras situações.
Afeta igualmente homens e mulheres, intensificando-se na velhice devido ao desgaste nas vértebras ao longo dos anos. Quanto antes você procurar um fisioterapeuta para a coluna, melhor será para reverter o quadro.
2. Estenose espinhal: condição que aparece quando ocorre o estreitamento do canal vertebral, avançando ao longo da idade. A diminuição do espaço comprime os nervos e a medula, causando dores até mesmo nas articulações, ossos e vértebras.
O principal sintoma são os formigamentos acompanhados da sensação de fraqueza ou choque. A fisioterapia em casa traz ótimos resultados, amenizando dores agudas que aparecem quando o paciente precisa se deslocar até a clínica.
]3. Discopatia (Doenças Degenerativas do Disco): movimentos repetitivos, postura incorreta e desgaste ao longo do tempo são as principais causas desse problema. O primeiro sinal são as dores com formigamento e sensação de queimação, podendo evoluir para a dificuldade em se mexer.
A discopatia faz com que o indivíduo perca a capacidade de acomodação da coluna e de proteção da medula. Quando o disco torna-se mais fino, perdendo parte de sua estrutura, a proteção fica prejudicada, e o movimento traz dor. Regiões como a cervical, torácica e lombar são, em geral, afetadas, com reflexo em outras áreas próximas.
Fisioterapia em casa para tratar a coluna é uma excelente opção, já que os benefícios são variados. Muitas vezes, as dores nessa região dificultam ou impossibilitam que o paciente vá até à clínica. Outra vantagem adicional é a flexibilidade de horários, o que facilita realizar o tratamento sem abrir mão de outras tarefas diárias. As técnicas e equipamentos aplicados são os mesmos utilizados em uma clínica. Viu como é uma ideia incrível? Converse conosco para solicitar o seu atendimento!